Campanha da Fraternidade à Distância

1
FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA
“A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)
Arquidiocese de São Paulo – Região Episcopal Ipiranga
CURSO DE CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA A DISTÂNCIA
MÓDULO 1 - 1ª. Semana – Histórico da CF e Introdução CF 2011
Caro(a) cursista,
Bem vindo à primeira semana de capacitação!
Seu empenho no estudo, nas leituras, na produção de novos textos e principalmente no exercício e pesquisa lhe possibilitará maior compreensão sobre a temática proposta pela CNBB com a Campanha da Fraternidade (CF) de 2011 e fortalecerá as ações em favor da vida e da natureza em nosso meio.
Iniciaremos nossos encontros sempre com uma breve oração e meditação da Palavra. Coloque-se em atitude de oração diante de Deus, abra-se para o Espírito e ouça o convite de Jesus Cristo.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém!
Oremos:
Senhor Deus, nosso Pai e Criador. A beleza do universo revela a vossa grandeza, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas, e o eterno amor que tende por todos nós.
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra, e o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça. A beleza está sendo mudada em devastação, e a morte mostra a sua presença no nosso planeta.
Que nesta Quaresma nos convertamos e vejamos que a criação geme em dores de parto, para que possa renascer segundo o vosso plano de amor, por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida, também nós, movidos pelos princípios do Evangelho, possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor, o ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo. Amém!
Carta do Apóstolo Paulo aos Romanos (Rm 8, 18 – 24)
Eu estimo, com efeito, que os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que deve ser revelada em nós. Pois a criação espera com impaciência a revelação dos filhos de Deus: entregue ao poder do nada – não por vontade própria, mas pela autoridade daquele que lha entregou – ela guarda a esperança, pois também ela será libertada da escravidão da corrupção, para participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus.
Com efeito, sabemos: a criação inteira geme ainda agora nas dores do parto. E não só ela: também nós, que possuímos as primícias do Espírito, gememos interiormente, esperando a adoção, a libertação do nosso corpo. Pois nós fomos salvos, mas o fomos em esperança.
Palavra do Senhor!
2
1. Histórico da CF
A Campanha da Fraternidade surge no Brasil num contexto muito interessante e produzirá frutos que revelam a presença do Cristo Ressuscitado na vida das comunidades e da sociedade brasileira.
Inicialmente uma ação solidária de uma diocese do Rio Grande do Norte como fruto de um processo de conversão pessoal e social durante o tempo litúrgico da Quaresma para uma grande campanha de âmbito nacional.
Será um dos frutos, dentre muitos outros, do Concílio Vaticano II e da renovação litúrgica da Igreja no Brasil.
Na sua primeira fase contribuirá para implementar o Concílio Vaticano II na vida pessoal e pastoral dos cristãos batizados, motivando-os a participação, ao envolvimento no trabalho pastoral e evangelizador, no sentido de pertença da Igreja. Período este de 1964 a 1972.
Na sua segunda fase, entre os anos de 1973 a 1982, tendo como pano de fundo as Conferências Latino-americanas de Medellín e Puebla. A Igreja assume as questões que envolvem temas conjunturais e correlacionados com o desenvolvimento da sociedade brasileira e latino-americana. Destaca-se também neste período a preocupação com o regime autoritário e militar instalado em todos os países latino-americanos.
A terceira fase, de 1983 aos dias atuais, que identifica na sociedade brasileira situações e problemas de ordem sócio-político, econômico, ambiental, de identidades culturais e situações específicas, faixas etárias e políticas públicas que exigem do Estado brasileiro maior empenho e investimento diante de tantos sinais de morte, como: o sistema prisional, educacional, saúde, alimentação, questão da terra, da criança e do adolescente, do idoso, dentre outros.
Nos últimos dez anos a CF tornou-se uma ponte de diálogo com as demais comunidades cristãs como gesto profético da CNBB e de todas as comunidades católicas, possibilitando a vivencia das CFs no tempo quaresmal de forma ecumênica e dialogal tendo sempre como eixo a cultura da paz. As campanhas da fraternidade ecumênicas ocorrem nos anos de 2000, 2005 e 2010.
A Campanha da Fraternidade, realizada de modo especial e intenso durante a Quaresma, é o sinal profético da Igreja que atenta as questões da vida sempre esteve ao lado dos mais pobres, das vítimas, das situações de vulnerabilidade. Revela-se como sinal de esperança para muitos que sonham com uma sociedade justa e solidária.
Acesse: http://www.cnbb.org.br/site/campanhas/fraternidade/2173-historico-das-cfs
3
2. Temáticas ambientais em CFs
Dentro do histórico das CFs vamos encontrar temáticas que estão co-relacionadas, direta ou indiretamente, com a temática da CF 2011.
Vale à pena recordar alguma delas e destacar sua temática e os objetivos propostos:
 1979 - Tema: Campanha da Fraternidade
Lema: Preserve o que é de todos
 Objetivo Geral:
Basicamente a ecologia conclama todos a uma nova mentalidade. Trata-se de superar o egoísmo, a ganância de possuir mais a qualquer preço. Trata-se de ser escrupulosamente preocupado em preservar e conservar o ar, a água, a flora e a fauna que são elementos necessários ao próximo. Trata-se de readquirir o carinhoso respeito e a contemplativa admiração em face às belezas da natureza.
 1986 - Tema: Campanha da Fraternidade
Lema: Terra de Deus, Terra de Irmãos
 Objetivo Geral:
A Campanha da Fraternidade em 1986 convoca-nos para uma ação conjunta de preces, reflexões e mobilização sobre o gravíssimo problema da questão da terra no Brasil a ser solucionado evangelicamente, ou seja, dentro da justiça e da fraternidade.
 2002 - Tema: Fraternidade e povos indígenas
Lema: Por uma terra sem males
 Objetivo Geral:
Motivar a conversão das pessoas, da sociedade e da própria Igreja para a solidariedade, a justiça, o respeito e a partilha, dando especial destaque, desta vez, aos povos indígenas. É um convite a todos os cristãos para engajarem-se na esperançosa luta pela conquista e garantia dos direitos dos povos indígenas.
 2004 - Tema: Fraternidade e água
Lema: Água, fonte de vida
4
 Objetivo Geral:
Conscientizar a sociedade que a água é fonte da vida, uma necessidade de todos os seres vivos e um direito da pessoa humana, e mobilizá-la para que este direito à água com qualidade seja efetivado para as gerações presentes e futuras.
 2007 - Tema: Fraternidade e Amazônia
Lema: Vida e missão neste chão
 Objetivo Geral:
Conhecer os valores e a criatividade dos povos da Amazônia e as agressões que sofrem por causa do atual modelo econômico e cultural, a fim de chamar à conversão, à solidariedade, a um novo estilo de vida e a um projeto de desenvolvimento humano baseados nos valores humanos e evangélicos, seguindo a prática de Jesus no cuidado com a vida humana, especialmente dos mais pobres, e de toda a natureza.
 2010 - Tema: Economia e Vida
Lema: Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro (Mt 6,24)
 Objetivo Geral:
Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão”.
3. Introdução a CF 2011
Após ouvir a comunidade do Povo de Deus presente em todo território nacional a Coordenação Nacional da CF e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB definiram como tema para 2011 a “FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA” e como lema “A CRIAÇÃO GEME EM DORES DE PARTO” (Rm 8,22) para destacar neste próximo tempo quaresmal a urgente e necessária conversão pessoal, comunitária e social para superar as alterações que ocorrerão na biodiversidade e na natureza como um todo por conta do aquecimento global, das mudanças climáticas no planeta e no Brasil.
Sendo assim o objetivo da CF 2011 é:
5
 Contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.
O Texto Base da CF 2011 identifica nesta polêmica duas justificativas para o aquecimento global e as mudanças climáticas: Um campo afirma que “o aquecimento global é oriundo de processos da própria natureza”1 Outro, “que o planeta está apresentando aquecimento devido às grandes quantidades de emissões de gases de efeito estufa, que se intensificaram a partir do momento da industrialização”;
Contata-se que tanto o aquecimento global e as mudanças climáticas, que estão em processo acelerado, aceleram e intensificam ainda mais a destruição da vida no planeta: Derrubadas de florestas; Modificações nas águas marinhas e dos recursos hídricos; Excesso de gases poluentes na atmosfera; Adensamento e verticalização dos centros urbanos; Eliminação de espécies da fauna e da flora; Entre outros ...
O Texto Base da CF 2011 ressalta que a gravidade destas mudanças “exigirão mais sacrifícios dos mais pobres e menos protegidos”.2 Já existem 50 milhões de “migrantes do clima” que se deslocam de um país para o outro em busca de melhores condições de vida: saúde, trabalho, educação, moradia e alimentação.
Após um processo contínuo de formação sobre a temática, sua iluminação pela Palavra de Deus, é urgente e necessária ação pessoal, comunitária e da sociedade como um todo para buscar alternativas que tornam possível a vida hoje e no futuro.
Na apresentação do Texto Base, Dom Dimas Lara Barbosa, secretário geral da CNBB, afirma: “No mundo em que vivemos, somos diariamente interpelados por tantos rostos sofredores, que clamam por nossa solidariedade. A Igreja samaritana não pode passar adiante, na presença de tantos irmãos e irmãs que dela esperam acolhida fraterna, ombro amigo, mãos generosas, que os ajude em sua caminhada para o Pai”.3
1 Texto Base CF 2011 – Parágrafo 2
2 Texto Base CF 2011 – Parágrafo 4
3Texto Base - CF 2011 – Página 11
6
4. Cartaz da CF 2011
Acima apresentamos o cartaz oficial da CF 2011 que foi escolhido dentro de um processo democrático com a participação de inúmeros artistas populares e profissionais.
Este cartaz deverá ser adquirido junto a Editora da CNBB ou junto às livrarias católicas para serem afixados em lugares de grande visibilidade e passagem de pessoas, por isso não economizem recursos e esforços. Coloquem os cartazes: Na Igreja matriz (paróquia) e nas comunidades eclesiais; Tenha sempre cartazes nos ambientes coletivos como salões, salas de reuniões e de catequese; Distribua, sempre que possível, para que os cristãos leigos de sua comunidade possam levá-los para seus locais de trabalho, de convivência familiar e social; Garanta que tenham cartazes nas escolas (sejam elas públicas, privadas e católicas); Favoreça sua divulgação juntos aos postos de saúde, delegacia, comércios e outros locais;
Aproveito os elementos simbólicos do cartaz para motivar reflexões com as crianças, jovens e adultos:
 Pano de fundo: fábrica que solta fumaça:
o Porque se polui e degrada o meio ambiente desta forma? Quem ganha com isso?
o Porque o céu escurecido, poluído e contaminado quando deveria ser azulado, refletir a luz e o calor do sol?
 Figura do Rio:
o A poluição produzida por fábricas e indústrias está contaminando nossas águas?
o Quem perde o direito à vida com a contaminação das águas?
o Em tempos de chuvas, porque as cidades estão sofrendo inundações?
o Com o aquecimento global ocorre o derretimento das geleiras polares e por conseqüência o aumento do nível da água do mar;
 Primeiro plano: mureta com favorece a vida:
o Mesmo diante de tantos sinais de morte a vida ressurgiu: como isso é possível?
o Podemos colaborar com a vida da flora e da fauna, em especial dos mais vulneráveis?
 A criação geme em dores de parto:
7
o Mesmo diante de todo sofrimento a vida clama por nossa ajuda!
o A vida rompe as barreiras e se faz sinal de esperança!
Para cada comunidade o cartaz poderá despertar novas reflexões: Quais são os geradores de poluição em nossa comunidade? Como sentimos o problema do aquecimento global e das mudanças climáticas? Quais são as atividades que estão surgindo como sinal de esperança?
5. Hino da CF 2011
Acesse: http://www.cnbb.org.br/site/component/docman/cat_view/313-hinos-das-campanhas-da-fraternidade
6. Indicação de Leitura
Consciência Planetária e Religião – Desafios para o Século XXI
Orgs.: Pedro A. Ribeiro de Oliveira e José Carlos Aguiar de Souza
Editora Paulinas
DVD A Criação de Deus
Direção: Jurema Andreolla
Editora Paulinas
7. Exercício:
Agora, caro (a) cursista, você deverá responder as questões abaixo.
Responda as suas questões, digite em um texto, salve num arquivo em documento Word e o envie anexado ao e-mail cfonline@uol.com
1. Quais são os principais problemas ambientais perceptíveis em sua comunidade?
2. Há alguma atividade ou projeto ambiental em sua comunidade ou instituição?
3. Como funciona? Possui parcerias?
4. Quem são os principais parceiros no âmbito sócio-político para a CF 2011 em sua comunidade?
Você poderá fazer esta pesquisa nas comunidades eclesiais de base (Cebs), na própria paróquia, ou em outros segmentos como escolas, associações de bairro, movimentos sociais, populares ou de defesa do meio ambiente, grupos e outras formas de organização.
Responder as questões até o dia 22/11/2010 enviado o arquivo por e-mail cfonline@uol.com.br
8
Contato:
Edson Silva – Coordenador da Região Episcopal Ipiranga e Arquidiocese de São Paulo da Campanha da
Fraternidade
E-mail: cfonline@uol.com.br
Tel.: (11) 2577 5948 (das 13h às 18h) – Plantão de Dúvidas
Equipe responsável:
Armando Souza Amaral – Instituto São Paulo de Cidadania e Política
Conceição Aparecida Dell´Andrea – CF Setor Anchieta
David Trombelli – CEBs Região Episcopal Ipiranga
Edna Márcia Perez Pires – Catequese da Região Episcopal Ipiranga
Edson Silva – CF (Arquidiocesana/Região Episcopal Ipiranga)
Elenice de Souza Pandeiro – CF Setor Anchieta
Francisco Luiz Rodrigues – Engenheiro / Especialista em Resíduos Sólidos
José Miguel Justo – Casa da Solidariedade / Centro Oscar Romero de Direitos Humanos
Maria Auxiliadora Galhano Silva (Dora) – CF Setor Vila Mariana
Neyde – CF Setor Ipiranga
Rosangela Macieal – CF Setor Imigrantes
Rosilene Wansetto – Rede Jubileu Sul Brasil
Teresita Souza Amaral – Instituto São Paulo de Cidadania e Política
ORGANIZAÇÃO:
Equipe Regional de CF – Região Episcopal Ipiranga
CF Arquidiocese de São Paulo
Apoio:
Conselho de Leigos da Arquidiocese de São Paulo
CLASP
www.claspnet.org.br
Conselho de Leigos da Região Episcopal Ipiranga- CLERI
CEBS – Região Episcopal Ipiranga
www.cebs-sul1.com.br
Centro Oscar Romero de Direitos Humanos
COR
9
Casa de Solidariedade ao Desempregado
Região Episcopal Ipiranga
www.casadasolidariedade.org.br
Instituto São Paulo de Cidadania e Política
www.cidadaniaepolitica.org.br
www.jubileubrasil.org.br